Curso de Extensão da UFRGS


No dia 13 de agosto de 2016 começará o curso de Extensão da UFRGS: "Formação de Professores(as) em um mundo em transformação". Os encontros acontecerão aos sábados de manhã (8h às 12h) na FACED, e serão realizados, quinzenalmente, até 24 de novembro. 

O Curso tem a intenção de produzir uma articulação entre as pesquisas em educação e ciências com o contexto escolar contemporâneo (da rede pública) a partir da problematização de temas atuais, na direção de contribuir com a formação permanente de professores. A formação permanente de professores em educação pouco têm discutido sobre os modos como as inúmeras e rápidas transformações socioculturais estão adentrando as escolas e que efeitos vem gerando nas práticas cotidianas escolares. Com a proposta de discutir alguns desdobramentos analíticos empreendidos no âmbito acadêmico sobre temáticas atuais, articuladas à biologia e à biomedicina, principalmente. O Curso em questão almeja fugir de uma abordagem hermética das pesquisas em educação, promovendo uma aproximação entre os discursos acadêmico e escolar. Objetivo geral é promover discussões com professores em formação e professores da educação básica sobre temas contemporâneos relacionados à Educação e Saúde relevantes no contexto escolar atual. Objetivo específico é fomentar problematizações de temáticas pouco presentes na formação de professores, tais como: medicalização, emergência do sujeito cerebral, explicações neurocientíficas e críticas/discussões a partir de tais temas.

O Curso pretende se constituir como um tipo de ponte entre as discussões mais recentes realizadas no âmbito acadêmico - acerca de educação, currículo, sociedade, escola, medicalização, educação e saúde, encaminhamentos escolares a partir de diagnósticos leigos (TDAH, Hiperatividade, autismo, etc.) aos profissionais de saúde -, e as escolas, seus professores e alunos. Nesse sentido, elegeram-se alguns temas contemporâneos articulados a “Ciência Biomédicas na dimensão molecular: neurociência, sujeito cerebral e medicalização”, “Biopedagogias” e “Corpo, Saúde e Sexualidade”, com o intuito de problematizá-los sob as lentes que as ciências sociais e humanas têm lançado à lógica condicionadora da ciência moderna. Em uma tentativa de buscar outras formas de olhar para as configurações contemporâneas de mundo, de sociedade e de sujeito, sobretudo àquelas que estão se adentrando nas discussões mais moleculares e seus potenciais efeitos, trazemos elementos de discussão que podem vir a ser potentes não apenas para desestabilizar alguns conhecimentos e práticas escolares mas para dar um tipo de ancoragem à formação permanente de professores/as da escola básica.

O Curso de Extensão proposto apresenta carga horária total de 60h e será organizados na forma de palestras, discussão de textos, apresentação de filmes, discussão de matérias jornalísticas, etc. Em 8 encontros serão ministrados por diferentes professores vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação.

As inscrições, assim como informações para a participação do curso, poderão ser feitas e solicitadas entrando em contato com o e-mail: ext.formacao2016@gmail.com

Em breve serão disponibilizadas informações sobre os temas e convidados(as) de cada encontro.


  

0 comentários: