Disciplinas

2016/2
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO
Luís Henrique Sacchi dos Santos  e Cláudia Rodrigues de Freitas

Súmula/ementa: Como parte dos projetos “Medicalização da Escola e da Sociedade: dispositivo de medicalização e a produção de corpos contemporâneos” & “Medicalização e a escolarização de alunos-adolescentes referidos com o suposto diagnóstico de TDAH: estado da arte”, desenvolvidos por ambos propositores, pretende-se desencadear uma articulação entre as pesquisas e o contexto escolar contemporâneo (da rede pública) a partir da problematização de temas atuais, na direção de contribuir com a formação permanente de professores.

2015/2 - Professor Luís Henrique Sacchi dos Santos
Súmula: Este Seminário pretende oferecer um panorama, ao mesmo tempo em que um aprofundamento, das discussões acerca do corpo e de sua importância para os campos da educação e da saúde. Tal panorama dar-se-á por meio da discussão de determinadas temáticas: a cultura somática e os processos de subjetivação contemporâneos; os processos de medicalização do corpo e da sociedade; as formas pelas quais a saúde e a doença têm sido tratadas no âmbito da literatura; os modos pelos quais as metáforas acerca do sistema imunológico e os discursos acerca do risco na era do corpo molecular acionam “antigas” formas de vigilância ao mesmo tempo em que inauguram novas e, quiçá, mais refinadas formas de controle dos corpos e dos espaços; a noção de sujeito cerebral e a consequente ideia de que somos nada mais do que um cérebro, as formas pelas quais as Ciências Sociais e Humanas, e suas explicações acerca do social e da educação, têm sido deslocadas em nome de “novas verdades localizadas no cérebro”; o corpo e a tecnologia; e, por fim, os modos pelos quais o corpo tem sido utilizado como uma metáfora para explicar a cidade – a ideia de um superorganismo, de adoecimento e de colapso, bem como de produção de cidades saudáveis.


2015/1 - Professora  Cláudia Rodrigues de Freitas
Súmula: O Seminário Medicalização do viver: dispositivos de engendramento no espaço escolar na era dos transtornos discutirá como a escola vem organizando engendramento de ação de modo a produzir no âmbito escolar processos de medicalização do viver e aprender.

2014/2 - Professores Luís Henrique Sacchi dos Santos e Cláudia Rodrigues de Freitas
Súmula: Como parte dos projetos “Medicalização da Escola e da Sociedade: dispositivo de medicalização e a produção de corpos contemporâneos” & “Medicalização e a escolarização de alunos-adolescentes referidos com o suposto diagnóstico de TDAH: estado da arte”, desenvolvidos por ambos propositores, pretende-se introduzir e aprofundar a leitura dos textos de Ilina Singh, uma das principais referências mundiais na pesquisa acerca do transtorno de déficit de atenção, cérebro, neurociência, problematização do melhoramento/enhancement (da atenção, das capacidades cognitivas através do uso de medicamentos) infância e juventude.

2014/1 - Professores Luís Henrique Sacchi dos Santos e Cláudia Rodrigues de Freitas
Súmula: Esta LD pretende introduzir e aprofundar a leitura dos textos de ILINA SINGH (DSSHM – King’s College, Londres), uma das principais referências mundiais na pesquisa acerca do transtorno de déficit de atenção, cérebro, neurociência, problematização do melhoramento/enhancement (da atenção, das capacidades cognitivas através do uso de medicamentos) infância e juventude.

0 comentários: