Quem somos




 Luís Henrique Sacchi dos Santos


Professor Adjunto (IV) no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua na graduação (na área de Educação e Saúde) dos cursos de Pedagogia, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física, bem como no Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), na linha de pesquisa "Estudos Culturais em Educação", no eixo "Políticas de Corpo e de Saúde".Possui graduação em Ciências Biológicas (PUC/RS - 1992), Mestrado em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS - 1998), Doutorado em Educação (PPGEDU/UFRGS - 2002), sob orientação da Dra. Maria Lúcia Castagna Wortmann, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Toronto (2001), sob supervisão da Dra. Denise Gastaldo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos culturais em educação, estudos de gênero e sexualidade, estudos de corpo, corpo e saúde, cultura somática, educação em saúde (promoção da saúde), medicalização, biossociabilidade, biologia cidadã e biopedagogias. É pesquisador do EDUCASAÚDE-UFRGS e do NECCSO (http://www.ufrgs.br/neccso/integrantes_luishenrique.htm). Desenvolve o projeto EDUCAÇÃO, SAÚDE & CIÊNCIAS: dispositivo de medicalização e produção contemporânea dos corpos (2012-2016). No primeiro semestre de 2013 (fev-ago.) realizou estágio pós-doutoral sênior (CAPES) junto ao Departamento de Ciências Sociais, Saúde e Medicina, do Kings College - University of London, sob supervisão do Dr. Nikolas Rose. Membro da Comissão de Pesquisa (COMPESQ/EDU) da Faculdade de Educação (jan.2013 - dez.2014) e do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS (maio -2014 - maio 2016). Faz parte do OBSERVATÓRIO - Interferências na Medicalização.




Cláudia Rodrigues de Freitas

É doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, na Linha de pesquisa Processos de Exclusão e Participação em Educação Especial . Mestre em Educação (UNISINOS/RS. Possui Formação em Psicopedagogia pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires EPsiBA em Curso de Formación En Psicopedagogia Clínica. Possui Pós-doutoramento no campo da Educação Especial-UFRGS. Foi professora na Rede Municipal de Porto Alegre até julho de 2010, atuando no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com crianças de zero a seis anos. É professora no DEBAS/UFRGS, na disciplina: Intervenções Pedagógicas e Necessidades Educativas Especiais. É integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar NEPIE/FACED/UFRGS desde 2007. É Tutora em Educação na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva: formação em área profissional da saúde na modalidade educação pós-graduada em serviço UFRGS.




Ricardo Lugon Arantes

Médico Psiquiatra Infantil graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo e Residência Médica no Instituto Municipal Philippe Pinel/RJ com atuação na área de Saúde Mental pública. Atuando também na formação em Saúde Mental como tutor de cenário de práticas da RISMC/UFRGS.







Fernanda Cristina Falkoski

É licenciada (2012) em Letras - Habilitação Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Especialista em Neuroeducação e Educação Especial Inclusiva - FAMEPLAN. Mestranda em Educação Pela UFRGS. Desenvolve trabalhos sobre educação de surdocegos, aquisição de linguagem, alfabetização, língua de sinais e tradução/interpretação educacional. Tem experiência docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no ensino de Língua Brasileira de Sinais - Libras como primeira e segunda língua, e como tradutora e intérprete de língua de sinais da Educação Infantil ao Ensino Superior.





Danielle Celi dos Santos Scholz

Enfermeira formada na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Especialista em Saúde Mental Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGRS). Especialização em Práticas Pedagógicas em Serviço de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGRS). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Atualmente atuando como Apoiadora Institucional na Diretoria de Políticas e Ações em Saúde Mental no município de
                                  Canoas/RS.





Mestranda em Educação (PPGEDU/UFRGS). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com formação complementar na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER - Argentina). Possui Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea: ênfase na abordagem teórico-metodológica Trajetórias Criativas na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE) e do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) atuando como pesquisadora na área da Educação, com ênfase nos sujeitos com deficiência e nos processos 
                                     inclusivos. Possui experiência na área de Educação Infantil e nos 
                                    Anos Iniciais.


Bruno Da Rosa Lumertz

Graduando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de iniciação científica no Observatório - Interferências na Medicalização, da Faculdade de Educação (FACED), auxiliando na linha de pesquisa da professora Cláudia Rodrigues de Freitas.
Possuí formação complementar em curso técnico de Administração - Escolas e Faculdades QI, em curso de formação de Mediadores da Bienal do Mercosul e experiência como arte educador.